

Essa abordagem garante uma notável atenção do público, atingindo impressionantes 96% de visibilidade no local, afirma especialista. Além disso, abrem novas oportunidades de receita para motoristas.
Caminhões equipados com tecnologia LED estão cada vez mais presentes nas estradas brasileiras. Eles trazem mensagens, imagens e anúncios, e com sua abordagem diferenciada chamam a atenção, revelando-se altamente eficiente para a divulgação de serviços e até para a promoção de produtos. Além disso, essa estratégia tem oportunizado aos motoristas uma renda extra no final do mês.
Segundo Danniel Xavier, CEO da LED Expert, startup especializada no segmento de painéis de LED em alta resolução, esses produtos são integrados de maneira modular e customizável na carroceria do caminhão, podendo ser instalados em um reboque, com montagem e desmontagem fácil e rápida. Por estarem posicionadas nos três lados do veículo, proporcionam uma visibilidade praticamente completa de 360 graus, podendo ser vistas de todos os ângulos.
"Ao equipar o caminhão com as telas LED, ele se destaca como ferramenta de alcance significativo, capturando a atenção das pessoas onde quer que esteja. Essa abordagem alcança impressionantes 96% de visibilidade quando implementada de forma estratégica", destaca.
Danniel Xavier, CEO da LED Expert
A história de Wainer Guilherme, CEO da Gold Divulgações, demonstra como a incorporação da tecnologia dos painéis de LED fez diferença em seu negócio. Ele já atuava no mercado da publicidade há nove anos, circulando com um truck pelas ruas de Salvador e um carro de som. Contudo, foi durante o carnaval que ele encontrou a inspiração para seu novo empreendimento. Ele relata: "Fui morar em Goiânia e, quando voltei para minha cidade natal, Salvador, vi um trio com painel de LED e pensei: por que não adaptar meu mini trio e investir nesse segmento?"
Durante suas pesquisas para reformular os negócios, conheceu Rafael Lima, sócio da LED Expert, e alguns meses depois, realizaram a instalação.
Wainer lembra que isso foi durante o primeiro ano da pandemia, mas mesmo nessa época, os negócios começaram a dar resultado, como conta: "Estava tudo parado, os negócios em geral e os estabelecimentos. Depois de adaptar meu mini trio, fui o primeiro carro de som a voltar a trabalhar, pois tínhamos áudio e, agora, vídeo. Assim começamos a rodar imagens nos telões explicando como se prevenir da COVID."
Mesmo com a economia em recesso, os painéis de LED agregaram valor ao seu trabalho, trazendo mais receita. "Conseguimos um aumento de 40% nos serviços devido à inovação e qualidade dos painéis de LED," afirma.
Hoje, Wainer é uma referência nesse segmento em sua cidade. Ele relata: "Chegamos a viajar 500 km para atender clientes, e hoje a maioria não aceita mais o carro sem o painel de LED, pois traz muita eficiência para o trabalho de divulgação, e para os nossos serviços. Isso porque transmitimos um áudio visual que chama muito a atenção das pessoas. Atualmente, temos dois carros com painéis." Ele conclui: "Não foi fácil, mas valeu muito a pena acreditar e investir na tecnologia de painéis de LED".
Vantagens
E as pesquisas comprovam o impacto da tecnologia nas pessoas. De acordo com o estudo Insider OOH, para 64% dos entrevistados, os transportes, incluindo caminhões, são um dos principais "meios" onde são impactados pela mídia OOH. Essa categoria inclui publicidade em meios de transporte, como ônibus, metrôs, trens, táxis e outros veículos de locomoção pública. Considerando que os veículos circulam por ruas e estradas ao ar livre, as telas LED são projetadas para resistir a diversas condições climáticas, assegurando durabilidade. Fabricadas com materiais duráveis e resistentes, sua vida útil pode chegar até 40 mil horas.
"Isso resulta em menor necessidade de substituições precoces ou descarte, preservando o meio ambiente. Desta forma, como possui pouca necessidade de manutenção e reparos, reduz ainda mais o impacto ambiental," diz Xavier.
Para o especialista, ao considerar a versatilidade e o impacto visual dos painéis LED em caminhões, fica evidente que essa abordagem proporciona um investimento interessante. Além de garantir uma ampla visibilidade, essa forma de publicidade oferece uma excelente relação entre custo e benefício, se tornando uma estratégia eficaz para aumentar o reconhecimento e a visibilidade de uma empresa ou produto.
Assim, para transformar essa renda "extra" em negócio, a startup disponibiliza seu know-how empreendedor e, por meio de suas unidades, oferece um programa de Customer Success (Sucesso do Cliente) chamado "Programa Empreenda com a LED", que orienta clientes a fazerem desta comunicação um negócio bem-sucedido.
"O cliente recebe um plano personalizado, com cálculos de retorno de investimento, consumo energético e em quanto tempo haverá lucro, por exemplo. Após, são realizadas reuniões mensais para acompanhar a rentabilidade do painel e compartilhar as melhores estratégias para maximizar o faturamento, sempre considerando a escalada do negócio," explica Danniel.
Para o especialista, a utilização de painéis de LED em caminhões também colabora para a disrupção na publicidade. "A tecnologia LED sobre rodas possibilita muita criatividade no campo da publicidade com campanhas inovadoras. Ao transmitir conteúdo dinâmico em tempo real, elementos interativos podem ser adicionados às campanhas, como códigos QR Code e promoções relâmpago, o que ajuda a engajar o público e obter resultados mais rápidos e eficientes para os anunciantes," conclui.
-
![]() |
Engenharia de Comunicação |
Por Elcio Rosa, diretor de Produtos e Tecnologia da Gestran, plataforma de gestão de frotas
O ano de 2024 reserva para a logística algumas tendências que considero decisivas para um salto de produtividade, eficiência e sustentabilidade ao setor. Enumero sete tendências, as quais detalho na sequência. De imediato, gostaria de chamar a atenção para alguns pontos
Importante reafirmar que o transporte de cargas continua a ser uma espinha dorsal vital para economias em todo o planeta. Não é diferente com o Brasil. Se almejamos estabelecer um crescimento contínuo de nosso Produto Interno Bruto (PIB), devemos priorizar nossa infraestrutura.
Emerge como elemento crucial a gestão eficiente de nossa frota de caminhões. O modal rodoviário responde por 75% do transporte de cargas no país. Uma gestão eficiente, que inclua automação, conectividade e outras inovações é fundamental para garantir a eficácia, a sustentabilidade e a competitividade das operações logísticas.
Felizmente, neste ano várias tendências inovadoras estão redefinindo o panorama da gestão de frotas de caminhões, impulsionadas por avanços tecnológicos, exigências regulatórias e uma crescente demanda por práticas mais sustentáveis e eficientes.
Vamos, então, às sete tendências propriamente ditas:
Como se vê, a tecnologia está diretamente relacionada a todas essas tendências. É chegado o momento de darmos um passo rumo à transformação digital da logística, em todos os elos e fluxos envolvidos.
-
![]() |
Engenharia de Comunicacao |
Logística 5.0 é o futuro das empresas de transporte e foca em um dos principais elementos: o bem estar dos motoristas
Com uso de IA e várias ferramentas tecnológicas, desafios na gestão de frotas é fazer com que, cada vez mais, a tecnologia atue em favor da vida dos motoristas e da qualidade de trabalho.
A evolução da revolução industrial, denominada Indústria 5.0, visa à integração harmoniosa entre humanos e máquinas, em vez da substituição completa de trabalhadores pela automação. A tecnologia é projetada para trabalhar em parceria com os humanos, valorizando habilidades cognitivas únicas e promovendo maior eficiência, inovação e personalização na produção, com foco em sustentabilidade e bem-estar humano.
Essa revolução industrial traz consigo transformações profundas, inclusive no segmento de Logística e Transportes, fundamental para qualquer indústria. Chamada de Logística 5.0, um dos focos é integrar tecnologia avançada enquanto coloca os motoristas no centro da equação. Nesse novo paradigma, além de otimizar processos, o objetivo é melhorar as condições de trabalho dos motoristas e proporcionar maior capacitação através de ferramentas tecnológicas inovadoras.
Em uma recente conversa no podcast da Infleet, empresa que desenvolve tecnologias para a Gestão de Frota, Patrick Rocha, fundador da Inlog, considerada a "escola da nova logística", falou sobre as perspectivas da Logística 5.0 na melhoria das condições de trabalho dos motoristas, e como isso também acaba revertendo em benefícios para as empresas.
"Um artigo da Harvard Business Review intitulado 'The Key to Happy Customers?' mostra como é a forte ligação estatística entre o bem-estar dos funcionários e a satisfação do cliente, reverberando na qualidade, produtividade e crescimento das empresas. Mais de 60% dos entrevistados corroboram com essa ideia na pesquisa", cita Patrick Rocha.
A Logística de Transportes 5.0 reconhece que a satisfação do motorista é fundamental e que o uso eficiente da tecnologia, como IoT, inteligência artificial e navegação avançada, pode facilitar suas tarefas diárias, como tornar as rotas previsíveis e trazer equilíbrio entre carga de trabalho e pausas adequadas.
A tecnologia da Infleet, por exemplo, contém funcionalidades que vão ao encontro do conceito "Logística 5.0" , como a Videotelemetria, que consegue monitorar a fadiga e o nível de estresse dos motoristas. Isso permite que as empresas intervenham quando um motorista deixa de cumprir algum requisito de segurança (não usar cinto, mexer no celular, etc.) ou até mesmo se ele estiver sobrecarregado, oferecendo pausas adequadas ou apoio emocional, contribuindo para a saúde mental e física dos motoristas, incluindo o cumprimento das leis de horas de trabalho, descanso adequado e condições ergonômicas nos veículos.
Outra funcionalidade que proporciona aumento da qualidade de trabalho e bem-estar dos motoristas, o "Check List" acompanha todos os processos de verificação do motorista, como registro de condução e suas licenças, como também os itens dos veículos, que contribuem para uma condução mais eficiente. Assim, ao garantir que os motoristas cumpram os regulamentos e políticas de segurança, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Além disso, é possível verificar as áreas onde eles podem precisar de treinamento adicional ou apoio, incluindo treinamento em segurança rodoviária, técnicas de direção eficientes e até mesmo programas de bem-estar.
"Essas ferramentas são concebidas para apoiar os motoristas em suas responsabilidades, promovendo uma entrega mais eficiente e, ao mesmo tempo, respeitando suas habilidades e experiências", conta o CEO da Infleet, Victor Vilas Boas Cavalcanti.
Victor Vilas Boas Cavalcanti
Porém, mudar uma cultura nunca é fácil, especialmente de profissionais que aprenderam, durante grande parte da carreira, a lidar com os desafios do dia a dia nas estradas. Para promover essa mudança de mindset e cultura, com o foco em uso de tecnologias de gestão, a Inlog contou na conversa com a Infleet como encontrou estratégias inovadoras para superar essa barreira e promover a utilização efetiva das soluções tecnológicas adotadas.
Patrick Rocha relembra os desafios enfrentados, quando a presença de smartphones nas mãos dos motoristas era limitada, e a resistência dos proprietários de frota em fornecer conectividade 3G aos motoristas era uma realidade. Para solucionar esse problema, a Inlog desenvolveu táticas criativas, uma das quais foi implementar uma competição entre motoristas terceirizados, oferecendo prêmios como churrascos, televisões e outros incentivos.
"Ao reconhecer a importância dos profissionais que estão na linha de frente da entrega, com um ambiente onde a tecnologia e os motoristas atuam juntos para proporcionar não apenas entregas eficientes, mas também qualidade de trabalho, criamos experiências satisfatórias para todos", reflete o profissional.
-
![]() |
Engenharia de Comunicação |
O site implementos.net.br é um veículo multiuso de conteúdo diversificado para divulgar as atividades das empresas e do mercado de implementos rodoviários no Brasil.
Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.